domingo, 9 de dezembro de 2007

Construção da Barragem do Tua


Caros Tuenses, a construção da barragem do Tua vai arrancar dentro de um ano.A garantia foi dada sexta feira( 7 de Dezembro), pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território.
A Barragem do Tua é a única, entre as dez infra estruturas hídricas anunciadas, que será alvo de um concurso simplificado, por ter sido a primeira a ter uma entidade interessada a EDP.

Excerto JN (8-12-07)

Será que esta contrução será benéfica para a aldeia do Tua?Faça o seu comentário....

3 comentários:

At Ento/ViverParambos disse...

Olá
Saudações amigas aqui da Aldeia Mais Verde de Portugal, Parambos, e desejos de longa vida a este espaço que vai divulgar um lugar que é ponto de encontro e de chegada, o TUA, uma aldeia que merece este destaque.
A história das barragens cá pelo Norte apenasservem para fazer electricidade para os grandes centro, nós por cá não vemos a progresso que elas patrocinam nas grandes zonas industriais e quanto a postos de trabalho são residuais, assim como as "estrada" que elas abriram não passam de pequenas vias sem manutenção. pelo que temos visto, cá no concelho as mais valias pelas barragens são muito escassas, embora elas continuem a debitar electricidade na rede, nós por cá continuiamos com um rede electrica deficitária.
Assim sendo, para nós não vejo benéficio a curto prazo.
E a paisagem, da beira rio Tua, que faz parte do nosso imaginário vai ser alterada definitivamente, para quem gosta do estado natural a que se habituou, vai ser uma perda.
saudações com amizade.
At Ento

Anônimo disse...

Olá, como tuense é com agrado que vejo este projecto do governo avançar. Não é que seja contra a linha do tua, mas já conheço esta linha ao longo dos meus 30 anos de existencia, e sempre a vi na mesma. Têm realmente paisagens lindissimas que poderiam ser aproveitadas para fins turisticos, mas sempre existiram e nada foi feito, talvez por culpa das autarquias, que nunca souberam aproveitar o potencial turistico da linha. Agora que o governo aprovou e decidiu avançar com este projecto já há quem se manifeste contra, dizendo que se poderia aproveitar o potencial turistico da linha, algo que nunca foi feito ao longa de todos estes anos de existência da linha. Eu sou totalmente a favor da construção da barragem e espero que seja construida e que o enorme espelho de água que vai ser criado seja aproveitado a nivel turistico.
Saudações a todos os tuenses.

Unknown disse...

Não concordo com o que diz o amigo "Carril" sobre as vantagens da barragem do Tua. Não é porque nunca nada fizeram em prol do turismo no vale do Tua e consequentemente na utilização da via férrea que o percorre, que tudo isto devera desaparecer. A edificação de tal obra, como diz o nosso amigo do Parambos, não traz nenhuma mais valia para a região e sobretudo para o povo. Uma barragem para produção de energia eléctrica no rio Tua é uma aberração pois penas podera produzir em poucos mêses do ano; os 3/4 entre o o inverno e o principio da primavera. A quantidade de energia eléctrica produzida poderia ser substituida por outras fontes de energia, como a solar que no Norte também é importante e quase durante o ano inteiro. Sem esquecer que a barragem modificara para sempre o ambiente e até pode ser um crime contra o mesmo. Quanto ao turismo, não sera uma bacia exigua como aquela que vai ser a da barragem do rio Tua que o desenvolvera. Bacias de barragens existem agora por todo o lado, mas um vale com uma bela natureza "selvagem" como a que existe nas margens do Tua, poucas existem. Os tuenses, e nao so, deveriam estar todos contra tal constução, que nada trara de benéfico para a aldeia, a qual, a prazo, se vera cada vez mais abandonada. Todos os ribeirinhos do Tua, da Foz até Mirandela, se deveriam unir e lutar para a preservação deste vale unico no pais.
O povo português, e neste caso o povo do Alto Douro, esta completamente afastado das decisões às quais eles serao confrontado no futuro; é pena que esqueçam o 25 de abril 1974. O POVO E QUEM MAIS ORDENA.