terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Caracterização da aldeia de Foz Tua


A aldeia de Foz Tua fica situada no munícipio de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, freguesia de Castanheiro do Norte; é composta por cento e dez habitantes ( 110).

A aldeia é benificiada com a linha do caminho de ferro (linha do Tua e linha do Douro), rio tua e rio douro. Tem dois restaurantes, Calça - Curta e Beira Rio, casa de turísmo rural, Casa do Tua:

-Restaurante Calça - Curta, onde pode apreciar a boa comida transmontana, nomeadamente o javali e o veado estufado, peixes do rio, e as saborosas enguias, etc. ( para marcação)- 278685255.

- Restaurante Beira - Rio, onde pode apreciar o arroz de feijão com o famoso peixe do rio(frito), enguias, entrecosto com arroz, etc. (para marcação)-278685271.

- Para pernoitar tem a "Casa do Tua", situada na margem direita do rio Douro, em frente à estação do Tua. ( para marcação)-278681116, ou consulte o site-http://casadotua.com.sapo.pt.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foz Tua era uma das aldeias onde se via muita gente...Hoje vou lá aos fins de smana não se vê quase ninguém...As pessoas mudam-se para os grandes centros, para conseguirem melhor vida...
Mas mesmo assim gosto muito de visitar a minha aldeia...
Parabéns por este blog...

António

Anônimo disse...

2/07/2008 Convido todos os turistas e todas as pessoas que venham visitar as nossas paisagens do Douro que nao se esqueçao de virem ver a linda paisagem do resturante calça curta virado para o rio Douro uma aldeia pequena mas muito acolhedora venham provar os peixinhos estaladissos fritinhos na hora do calça curta bom atendimento tanto da cozinheira como dos empregados salas para capacidade de 200 pessoas apreciem a cozinha como aquelas grandes panelas brilham alem dos peixinhos tem muitas variadades tudo feito na hora porque é o que importa parabens . E bom trabalho!

Unknown disse...

Sou um "velho" foztuense e é com imenso prazer e alegria que a visito, embora um so vez por ano. E verdade que agora pouca gente se vê mas isso, hoje, compreende-se. Embora que...
Lembro aos mais novos que Foz-Tua dos anos 50/60 era uma aldeia que fazia referência no concelho e mesmo no distrito, pois da sua estação dependia uma parte da economia da região. ei que hohe tudo é "comercial" e so o que da lucro importa. Neste lindo espaço consagrado a Foz-Tua, QUE DESCOBRI COM IMENSA SATISFAçÃO, é pena que não exista uma pagina consagrada à sua historia, para que os antigos se relembrem desse passado, que para alguns é sem duvida nostalgico, e para que mais novos também possam saber o que a aldeia foi e a razão do exodo dos seus habitantes.
A aldeia é pequena, hoje apenas com uma centena de pessoas, mas nela viveram muitas familias e varios factos importantes tiveram lugar e que se ninguém os relata para que a historia continue, ficarão a jamais esquecidos.
Gostaria de participar na redacção dessa historia...
Antonio